E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Mulher é presa ao tentar contrabandear imigrante ilegal dentro de mala

Enquanto cresce a crise humanitária deflagrada pela onda de refugiados da África e Oriente, os "ilegais" não cansam de buscar meios alternativos de chegar à Europa. No final da semana passada, uma jovem de 22 anos foi detida tentando contrabandear um migrante africano escondido em sua mala para Ceuta, um dos enclaves espanhóis na África, informaram as Autoridades espanholas. A moça, que não teve ainda seu nome revelado, vinha do Marrocos.

O imigrante do Gabão foi encontrado escondido dentro da mala e teve que receber atendimento médico imediato devido à falta de oxigênio, informou a Guarda Civil da Espanha em um comunicado.

O controle das fronteiras suspeitou da mulher depois que perceberam que ela estava carregando sua bagagem no topo de um carrinho e por ter "atitude evasiva ao passar pelos controles e muito nervosismo", enquanto falava com os agentes.

Ceuta, juntamente com a província de Melilla a leste, são as únicas fronteiras terrestres da Europa na África. Ambos os enclaves têm sido muito populares pontos de trânsito para centenas de imigrantes africanos subsaarianos tentando atravessar o Mediterrâneo em seu ponto mais estreito em direção ao sul da Espanha.

Mas esta forma criativa, perigoso e desesperada de migração ilegal é apenas uma de várias que a Guarda Civil espanhola vem identificando na fronteira de Ceuta.

Na semana do Natal. dois imigrantes - um homem e uma mulher - da Guiné também foram resgatados depois que as autoridades descobriram que eles estavam escondidos dentro do painel e sob o banco traseiro de um carro.

Os migrantes tinham 20 e 24 anos, de acordo com autoridades. O homem marroquino que conduzia o veículo, um Volkswagen Golf, foi preso. O carro tinha sido roubado em Barcelona em 2015 e tinha falsas placas marroquinas e documentos de registro, acrescentou o comunicado.