E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Prefeitura, ACIM e CODEC lançam Programa de Competitividade Industrial em Marabá

Prefeitura de Marabá, Associação Comercial de Marabá e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), juntaram esforços e finalmente será implantado, no Distrito Industrial de Marabá, o Programa de Competitividade Industrial. O programa será lançado em uma solenidade prevista para esta terça-feira (6), em um hotel da cidade.

Atualizando - 17:55: o sempre atento Eleutério Gomes, da Ascom da Prefeitura de Marabá e jornalista dos bons, informa agora ao blog que o evento acontecerá no Itacaiúnas Hotel, nesta terça-feira (60, das 9 as 12 horas.

Esse programa já foi implantado recentemente nos municípios de Barcarena, Ananindeua e  no Distrito de Icoaraci, em Belém e visa incentivar a inovação tecnológica e o desenvolvimento da atividade industrial de forma sustentável.

Um programa com esse perfil vem a calhar. 

O Distrito Industrial de Marabá (DIM) vive um de seus momentos mais delicados. Com o fim do ciclo das guseiras na década passada, o DIM entrou em compasso de espera aguardando as complexas negociações que pretendiam trazer a Alpa e constituir um Polo Metal-Mecânico em Marabá. A crise econômica sepultou a ideia.

Somente após intensas negociações entre Governo do Estado, Prefeitura Municipal, a mineradora Vale e a multinacional Cevital, foi assinado o protocolo de intenções para viabilizar a implantação de uma siderúrgica no Distrito Industrial da cidade. A ideia é verticalizar a produção do ferro e, com isso, gerar maiores possibilidades de negócios na região – que é responsável pela maior produção de minério de ferro do Estado, aproveitando a área anteriormente destinada à Alpa.

Com investimentos previstos em torno de US$ 2 bilhões, a previsão é que o empreendimento da Cevital entre em operação em 2019, gerando cerca de 2,5 mil empregos diretos e de seis mil a oito mil empregos indiretos na cidade.

No lançamento do programa, está prevista a assinatura de um acordo entre entre Prefeitura de Marabá, Associação Comercial e Codec para a regularização da área do polo industrial e revitalização do Distrito, entre outras ações que visam torná-lo mais competitivo e mais atrativo para novos investimentos.