E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

sábado, 10 de dezembro de 2016

João Salame entrega quadra, academia e escola em Marabá

João Salame - Agora são 20 as unidades de ensino inauguradas nesta gestão em Marabá
Ao inaugurar a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Mirian de Souza Moreira”, no início da noite de ontem, sexta-feira (9), o prefeito João Salame Neto (PMDB), tomado pela emoção, disse que, mesmo depois que deixar o cargo, no próximo dia 31, onde estiver continuará a trabalhar pelo município e a lutar pela emancipação do sul e sudeste do Pará, rumo ao Estado de Carajás.
João mais uma vez enumerou as mais de 400 obras que fez em três anos de gestão, em todos os campos da administração municipal, e lamentou que hoje seja alvo de críticas injustas, uma vez que trabalhou mais que os quatro prefeitos que o antecederam.
Beto Salame -  Apoio garantido às demandas da Educação
O prefeito de Marabá lembrou, por exemplo, que na Educação, em 16 anos de gestões anteriores, apenas 14 escolas foram construídas no município, enquanto seu governo já inaugurou mais de 20 e com alto padrão de qualidade, com mais de 500 salas de aulas climatizadas, além de outros equipamentos que auxiliam no aprendizado tornando-o mais dinâmico.
Antecedendo João Salame, o deputado federal Beto Salame (PP/PA), irmão do prefeito, disse que o gestor sai do governo de cabeça erguida e que seu trabalho não cairá no esquecimento, uma vez que foi dirigido aos menos favorecidos, ao povo da periferia.
O parlamentar lembrou que Salame não conseguiu fazer os 500 quilômetros de asfalto, como havia prometido, mas “fez pelo menos 200 quilômetros, mais do que os 150 quilômetros de pavimentação feitos em 100 anos de história”, o que por si só já se constitui um marco na existência de Marabá.
Beto Salame também colocou seu gabinete à disposição da direção da Escola Mirian Moreira para qualquer demanda que o estabelecimento necessite, uma vez que, como marabaense, estará sempre à disposição do município, independentemente de quem esteja no governo.
Bia Cardoso - A maior obra é a formação de nossos alunos

Um dos discursos mais emocionados foi o da primeira-dama de Marabá, a jornalista Bia Cardoso Salame, que foi às lágrimas ao narrar a luta de 30 anos de dirigentes, alunos e comunidade para a construção da escola.
Inês - Sonho de décadas foi realizado
“Toda vez que uma escola é construída, não é uma obra que se encerra aqui. Começa aqui porque vai dar mais conforto, mas termina quando seu filho consegue passar por todas as etapas da educação e consegue ser um doutor, um engenheiro, um advogado, um professor. Aí significa que essa obra que começou aqui está sendo acabada”, enfatizou Bia, dirigindo-se aos pais de alunos.

Outro discurso emocionado foi da professora Maria Inês Machado, diretora da escola, que fez um retrospecto da existência do estabelecimento de ensino, agradeceu a equipe que a acompanha nessa luta de três décadas, agradeceu ao prefeito João Salame por ter tornado realidade o sonho da comunidade da Folha 7 e disse que o novo estabelecimento é o coroamento de uma luta incansável por melhorias na Educação.
A Escola Mirian Moreira tem capacidade para atender a 450 alunos, conta com 10 salas de aulas, Sala da Educação Especial, Sala de Leitura, Sala dos Professores, Laboratório de Informática, Cozinha e Refeitório, além de quadra de esportes. A obra está orçada em R$ 1,1 milhão e foi construída em parceria com a mineradora Vale.

Quadra e academia - Antes da inauguração da escola na Folha 7, o prefeito João Salame entregou a quadra coberta da EMEF “Professor Mário Antônio Alves da Silva”, inaugurada em abril passado, primeiro estabelecimento de ensino de tempo integral da área urbana de Marabá. Depois, na Praça da Criança “André Barbosa”, na Folha 29, Salame entregou a 11ª Academia de Ginástica ao Ar Livre, gratuita, cumprindo mais um compromisso de seu governo, com relação à saúde e à melhoria da qualidade de vida da população. 
Participaram ainda das solenidades os secretários municipais Ranyelle Septímio Carvalho (Educação), Cláudio Feitosa Felipeto (Urbanismo), Jocileide Tavares (Comunicação), José Welton Lopes (Desenvolvimento Urbano), Conceição Bezerra (Planejamento); os vereadores, Coronel Araújo, Irmã Nazaré e Gilson Dias; dirigentes comunitários assessores e outros convidados. 
Outras Obras Serão Entregues - Na área da Saúde ainda este ano devem ser inaugurados por João Salame: o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), o Caps (AD), este para dependentes químicos, e o Centro de Especialidades Médicas, na Folha 31; o Laboratório Central de Exames Clínicos e a UBS Laranjeiras, ambos no bairro do mesmo nome; a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no Núcleo Cidade Nova; além do Crismu (Centro de Referência Integrado na Saúde da Mulher), na Folha 33, com a montagem de um novo mamógrafo.


Nos Esportes e na Infraestrutura, estão previstas as inaugurações do Ginásio Coberto de Morada Nova; do Campo de Futebol do Bairro São Félix Pioneiro; da Praça São Félix de Valois, na Velha Marabá; da pavimentação de quatro ruas na Folha 15; da Avenida Principal da primeira etapa de canalização da Grota Criminosa, entre as Folhas 23 e 26; e de pontes de concreto na Zona Rural.(ASCOM-PMM)