E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

sábado, 17 de dezembro de 2016

Durante inauguração de Centros de Apoio Psicossocial, Beto Salame anuncia quase R$ 2 milhões para Saúde Pública em Marabá

Beto Salame - deputado garante quase R$ 2 milhões para Saúde em Marabá
O deputado federal Beto Salame (PP-PA) participou nesta sexta-feira (17), ao lado do prefeito de Marabá João Salame Neto e de outras autoridades, das solenidades de entrega à população das novas instalações do Centro Integrado da Saúde da Mulher - CRISMU, dos Centros de Apoio Psicossocial - CAPS e CAPS/AD e do Centro de Especialidades Médicas. Na oportunidade, Beto anunciou que conseguiu garantir quase 2 milhões de reais em verbas federais para investimento em Saúde Pública.

Novo CRISMU -  Atendimento com mais eficiência e conforto
O CRISMU foi totalmente restaurado e ampliado, recebendo uma nova ala que passa a oferecer exames de ultrassom e mamografia. Para Beto Salame, com mobiliário novo, totalmente climatizado e oferecendo exames por imagem, o novo CRISMU representa um grande avanço para a Saúde Pública no município. "Cerca de 200 mulheres passarão a ser atendidas diariamente com muito mais eficiência e conforto. A partir de agora, o CRISMU poderá oferecer até 24 exames diários de mamografia, por exemplo, ajudando de forma decisiva no combate ao câncer de mama", disse Beto.

Beto lembrou que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Marabá deveria ter um mamógrafo. Mas, graças ao empenho do prefeito João Salame e dos deputados paraenses comprometidos com Marabá, a cidade passa a ter três desses equipamentos. "Um mamógrafo continuará em operação no Hospital Municipal, outro funcionará na Unidade Básica da Laranjeiras e teremos este funcionando aqui no CRISMU. É uma sinalização clara do nosso compromisso com a saúde da mulher e de nosso esforço para valorizar a Saúde Pública", afirmou Beto Salame.

CAPS - Logo após a solenidade no novo CRISMU, Beto Salame acompanhou o prefeito na inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), CAPS-AD e do Centro de Especialidades.

CAPS - Apoio á luta em favor da saúde mental em Marabá
Há tempos o CAPS funcionava em um prédio alugado já considerado inadequado pelo profissionais da saúde mental. "Cuidar da saúde mental tem sido uma preocupação constante, aqui em Marabá. Com o CAPS de casa nova e tendo esses profissionais maravilhosos e competentes envolvidos e comprometidos com essa luta, tenho certeza que poderemos ajudar muito aqueles que possuem necessidades especiais ou que lutam contra a dependência do álcool e outras drogas", afirmou.

Beto frisou que o ex-secretário de Saúde, Nagib Mutran e o prefeito João Salame atuaram fortemente no apoio aos portadores de necessidades especiais.

"O apoio constante à atuação da Apae, a instalação dos leitos para atendimento psicossocial no HMM e a inauguração desses dois CAPS vão marcar para sempre a gestão do João Salame e mostram nosso respeito e nossa preocupação com esses pacientes. Queremos incluí-los na sociedade, dando apoio médico e psicológico para eles e para suas famílias", complementou Beto Salame.

Durante a solenidade no CAPS, Beto Salame aproveitou para anunciar investimentos substanciais na área da Saúde. "Destinei emenda no valor um milhão e quinhentos mil reais para ajudar no custeio da Secretaria de Saúde e consegui junto ao Ministério da Saúde, com o apoio do ministro Ricardo Barros, mais quatrocentos mil reais para custeio dos CAPS. Dentro de no máximo 90 dias, esses recursos estarão na conta do município".

Beto Salame também deixou claro que, independente de quem esteja no cargo de prefeito de Marabá, seguirá trabalhando para trazer recursos para a cidade. "Olha, meu compromisso é ajudar a desenvolver Marabá, essa cidade que amo acima de tudo. Tudo o que puder fazer para garantir recursos para nossa cidade vou fazer, porque essa é minha obrigação. Essa é a forma de honrar a confiança e os votos dos marabaenses", finalizou.

Neste sábado (17), Beto Salame participa da recepção ao Presidente Michel Temer, em Canaã dos Carajás e retorna à Marabá para outras inaugurações.