E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Câmara de Marabá define procedimentos para posse de Tião Miranda

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (27), na Câmara Municipal de Marabá, serviu para que os veículos de comunicação da cidade fossem informados sobre os procedimentos definidos pelo Poder Legislativo para a sessão que dará posse aos novos vereadores, além do prefeito Tião Miranda e vice Tony Cunha para o quadriênio 2017-2020. A solenidade de posse está definida para iniciar as 16 horas do domingo, dia 1º de janeiro de 2017. "Por ser uma sessão contínua, este tipo de sessão sempre é um pouco demorada. Por isso, vamos trabalhar para iniciar no horário e contar com a colaboração de todos para garantir o sucesso do evento", disse Melissa Fernandes, Diretora de Cerimonial da Câmara.

A reunião foi conduzida por Melissa e pelos jornalistas Claudio Pinheiro Filho e Ulisses Pompeu, assessores de comunicação da Câmara, contando com a presença dos principais órgãos de imprensa da cidade. Walmor Costa, que deve ser nomeado Assessor de Comunicação do prefeito eleito Tião Miranda, também participou do encontro.
Plenário -  Expectativa é de lotação máxima no dia da posse

Segundo os representantes da Câmara, a preocupação é garantir o acesso dos veículos de comunicação e boas condições de trabalho para todos mesmo considerando o grande número de pessoas que deverão participar do evento. Por isso, o acesso ao plenário será restrito.

Contando com 355 lugares - incluindo aí a galeria de honra - o plenário da Câmara deverá estar lotado no dia 1º. Cada vereador terá direito a 12 convidados, o vice-prefeito poderá levar 20 convidados e o prefeito outros 30.

Além dos veículos de comunicação da cidade, 33 outras autoridades serão convidadas e terão garantidos seus assentos no plenário. Com isso, a capacidade do plenário será excedida em 44 lugares.

Para garantir que familiares, amigos e correligionários assistam à posse dos eleitos, a Câmara Municipal vai disponibilizar mais 500 cadeiras, distribuídas em duas tendas que serão erguidas na área próxima ao estacionamento do prédio do Legislativo. Telões transmitirão a solenidade ao vivo e, segundo os representantes da Câmara, com alta qualidade de som e imagem.

Sessão - Segundo informou Melissa Fernandes, a sessão será instalada sob a presidência do vereador mais idoso, seguindo o Regimento Interno da Câmara. Assim, caberá ao vereador Paulo Sérgio Varela, o Badeco, aos 63 anos, conduzir os trabalhos, dando posse aos vereadores eleitos no pleito de outubro passado. O vereador Miguelito, o mais votado no último pleito, lerá o termo de compromisso.

Uma vez empossados, os vereadores ainda sob a presidência do vereador Badeco, elegerão a nova Mesa Diretora, composta do Presidente, do Vice-Presidente e do 1.º e 2.º Secretários. Após a eleição e proclamação do resultado, o presidente tomará posse e convidará o prefeito e o vice eleitos para que prestem compromisso. Logo após, os declarará empossados.

Em seguida à posse, o prefeito e o vice poderão usar a tribuna e, mediante inscrição prévia, os vereadores também poderão falar.

Os vereadores devem eleger os novos membros das comissões permanentes apenas em fevereiro quando começa o ano legislativo.