E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Coritiba festeja manutenção de recorde e é xingado por espanhóis.

Sulistas vez por outra se envolvem em episódios com conotações racistas. Não raro, jogadores de clubes de Santa Catarina, Paraná ou Rio Grande do Sul figuram com investigados em inquéritos que apuram o crime de injúria racial e prática de racismo. Mas, desta vez as vítimas foram eles.
O Coritiba postou em seu perfil no Twitter um agradecimento ao Valência por ter vencido o Real Madrid no último domingo (4), pelo campeonato Espanhol, e quebrado a sequência de 22 vitórias da equipe, que ameaçava a marca alviverde de 24 vitórias.
A conta oficial do clube alviverde postou uma mensagem em espanhol: "Coritiba, el equipo Más Victorioso del Mundo le agradece al Valencia por ganarle al Real Madrid". Em seguida, mensagens escritas em espanhol começaram a insultar o clube e os brasileiros em tom preconceituoso: "Malditos macacos de merda. Vocês não deveriam jogar futebol, chimpanzés idiotas", "Jogar contra macacos não conta, indígenas", "Danem-se vocês, malditos macacos", entre outras.
O post do Coritiba ganhou grande repercussão depois que a equipe do Valência reproduziu o conteúdo em suas contas nas redes sociais. Até o início da tarde desta segunda-feira (5), a mensagem tinha sido reenviada quase 12 mil vezes e recebido centenas de comentários. Apesar do tom agressivo de algumas delas, a maioria tratava o assunto de forma divertida e outros comparavam as vitórias da equipe espanhola com as do Coritiba.
A sequência vitoriosa do Coritiba ocorreu entre o dia 3 de fevereiro e 05 de maio de 2011, chegando a 24ª vitória seguida na goleada por 6 a 0 sobre o Palmeiras, na semifinal da Copa do Brasil, quando a equipe era comandada pelo técnico Marcelo Oliveira, atualmente no Cruzeiro. (Com informações do GE)