E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

João Salame leva ativistas culturais de Marabá para conhecer obras em andamento

Aspecto do "Jardim do Éden", em Marabá, conjunto que integra
o  programa Minha Casa Minha Vida
Na manhã deste domingo (21), integrantes do Conselho Municipal de Cultura, produtores culturais, representantes da cultura afro e popular, dança, arte digital, teatro, música, artes plásticas, poetas, escritores e artesãos, participaram de um café da manhã com o prefeito João Salame Neto. Em seguida, a caravana aproveitou para percorrer as diversas obras que estão sendo tocadas pela Prefeitura Municipal nos bairros da cidade.
Encontros como esses estão sendo realizados por João Salame com frequência, sempre chamando um segmento diferente para mostrar o que vem sendo feito. Além de exibir parte do conjunto de obras, essas atividades servem para ouvir críticas e sugestões de como melhorar a qualidade e ampliar a oferta dos serviços públicos.
João Salame conversa com integrantes do
Conselho Municipal de Cultura
Mesmo sabendo que vivemos na era da comunicação virtual, João não dispensa a ligação direta com os movimentos sociais. "Olha, claro que a internet e as redes sociais vieram pra ficar e são muito importantes. Mas, não substituem o contato direto com os formadores de opinião, com aquelas pessoas que são reconhecidas como lideranças em cada setor da sociedade. Por isso é tão importante que esses líderes vejam o que está sendo feito, saibam que estamos realizando obras sempre nas periferias da cidade. Esse foi um compromisso assumido em 2012 com a população de Marabá e que continua valendo", diz João Salame.
"Vendo o que está sendo feito, fica mais fácil contar para os outros", acredita João. 
O prefeito mostrou o andamento do programa "Xô Poaca", que está asfaltando mais de 300 ruas da cidade, além da urbanização das grotas do Aeroporto e Criminosa. Os moradores das áreas próximas a essas grotas aguardaram por mais de 30 anos que alguém tivesse disposição para resolver o problema, fazendo a drenagem definitiva na região.
Alguns dos integrantes da comitiva do setor cultural
que vistou obras em andamento
Além disso, a reforma dos postos de saúde, para abrigar as equipes do Programa Estratégia Saúde da Família, as novas escolas e creches - mais de 20, no total - que vão ampliar de forma significativa a oferta de vagas na rede municipal de ensino, e a expansão dos programas sociais tocados pela Seasp, principalmente o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, também foram mostradas aos integrantes da caravana.
"Claro que asfalto e saneamento são muito importantes, afinal temos uma meta e não podemos descansar enquanto ela não for alcançada, mas não podemos descuidar de áreas como saúde, educação e assistência social, que atendem aqueles que mais precisam de apoio", afirma João.
2015 se anuncia como um ano decisivo. A tendência é que, com o plano de obras em andamento e com o apoio do Governo Federal, a prefeitura consiga ampliar suas receitas, superar as dificuldades e atender as expectativas da população. (Fotos: Genival Crescêncio - Cortesia)