E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

sábado, 4 de outubro de 2014

No G1 Pará - Pesquisa Ibope mostra Helder à frente e a dois pontos de vencer no primeiro turno

Nem mesmo o grupo Maiorana, que faz campanha para Simão Jatene, candidato tucano à reeleição para governo do Pará, consegue esconder o fato: Hélder Barbalho, candidato do PMDB lidera a corrida estadual e está a dois pontos de ganhar a eleição no primeiro turno.
Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (4) pelo site G1 Pará, considerando apenas os votos válidos obteve os seguintes resultados:
Helder Barbalho (PMDB) – 48%
Simão Jatene (PSDB) – 46%
Zé Carlos (PV) – 2%
Marco Carrera (PSOL) – 2%
Elton Braga (PRTB) – 1%
Marco Antonio (PCB) – 1%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos e nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Segundo o Ibope, a "eleição para governador chega ao final indefinida", já que os candidatos estão empatados na margem de erro. A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal.Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Helder Barbalho (PMDB) – 42%
Simão Jatene (PSDB) – 41%
Marco Carrera (PSOL) – 2%
Zé Carlos (PV) – 1%
Elton Braga (PRTB) – 1%
Marco Antonio (PCB) – 1%
Branco / nulo – 6%
Não sabe/ não respondeu – 5%
Segundo turno
O Ibope fez uma simulação de segundo turno. Veja os resultados:
Helder Barbalho (PMDB) – 43%
Simão Jatene (PSDB) – 40%
Branco / nulo – 4%
Não sabe/ não respondeu – 12%
O Ibope fez a pesquisa entre os dias 1º e 3 de outubro. O instituto ouviu 812 eleitores. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob protocolo no PA-00043/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo no BR-01012/2014.
Presidência
O Ibope também perguntou a intenção de voto, entre os eleitores do Pará, para a Presidência da República. O resultado foi:
Dilma (PT) - 50%
Marina Silva (PSB) - 23%
Aécio Neves (PSDB) - 14%
Luciana Genro (PSOL) - 1%
Pastor Everaldo (PSC) - 1%
Outros - 2%
Branco/ nulo - 2%
Não sabe/ não respondeu - 7%