E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

domingo, 4 de agosto de 2013

Praias do Lençol e Espírito Santo - Potencial turístico não falta para Marabá. Curtam as fotos.


Gosto cada vez mais de Marabá. Isso é fato. Gosto mesmo quando vejo o tamanho do desafio que é viver em uma cidade que, por anos a fio, abriu mão de ordenar seu crescimento. O inchaço urbano cobra um preço alto para quem escolhe viver e produzir aqui. Sobre a gestão das cidades, Jaime Lerner chegou a afirmar que cada ano que uma decisão estratégica é postergada gera dez anos de atraso.
Poderia falar isso para discutir a ocupação desordenada do solo urbano ou a crise na Saúde, ou ainda, a questão da mobilidade e acessibilidade urbanas. Mas, considerando o Verão, falo aqui do potencial turístico ainda inexplorado em Marabá.
Vértice de dois rios maravilhosos, com floresta e campos a margeá-los, Marabá teria - e tem - tudo para se tornar destino turístico de grande porte.
Poucos dias atrás, estive na Praia do Lençol, um pedaço rico em beleza às margens do Tocantins. Ali a estrutura é precária, mas os próprios campistas - sim, acampa-se na praia tal qual no Araguaia, bem mais badalado - tratam de recolher seu lixo e manter limpa a praia.
O resultado é quase idílico.
As corredeiras - formadas pela passagem acelerada das águas por entre o pedral no leito do rio - são belas de se ver e o ar parece trazer o cheiro da mata ciliar. Um verdadeiro bálsamo. Potencial enorme para a exploração comercial de forma racional e ecologicamente sustentável.
A tranquilidade e beleza da Praia do Lençol - além das praias do Espírito Santo, Sossego, do Amor, Bacabal e outras tantas - contrasta fortemente com a avalanche humana que, de forma desordenada, ocupa praias como Tucunaré e Geladinho nos meses do veraneio.
Está aí mais um grande desafio para a gestão de João Salame: tornar o potencial turístico deste pedaço abençoado do Estado do Carajás em algo mais que... potencial.
Por enquanto, curtam aí algumas imagens especiais das praias do Espírito Santo e do Lençol, lugares que fazem de Marabá uma joia de rara - raríssima - beleza. Todas as fotos são de do ótimo Hélder Messiahs e estão publicadas no Portal da Prefeitura de Marabá.