E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Conferência das Cidades debate saneamento básico em Marabá

A 3ª Conferência Municipal das Cidades, evento realizado pela Prefeitura de Marabá, através da Superintendência de Desenvolvimento Urbano – SDU, prosseguiu hoje (29) com a discussão sobre a participação e o controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU).
Osvaldo Garcia, Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades era aguardado, mas por problemas de agenda não pode comparecer. Acabou sendo representado por Alexandre Araújo Godeiro.
Para Godeiro, é fundamental que a população entenda e participe ativamente da discussão que visa democratizar a tomada de decisões.
- Nosso papel, enquanto técnicos e agentes públicos, é informar, corretamente e em linguagem acessível a todos, como a comunidade pode participar deste processo de definição de políticas de desenvolvimento urbano. Mas, cabe à comunidade definir suas metas e prioridades.
Falando especificamente sobre saneamento, Godeiro mostrou que, apesar do Governo Federal coordenar, estimular e financiar projetos nesta área, cabe aos municípios definir e executar as ações que visem oferecer este serviço à população.
Durante os debates, o secretário de Obras, Antônio de Pádua, lembrou que a atual gestão tem grande preocupação com a questão do saneamento e já vem tomando medidas para atuar fortemente no setor.
Pádua citou que projetos como a urbanização completa das Grotas do Aeroporto e Criminosa, além de obras de saneamento em São Félix e Morada Nova, estão aguardando aprovação e devem começar em breve.
Por outro lado, a Prefeitura trabalha para consolidar o Plano Municipal de Saneamento Básico, ferramenta prevista em lei que traçará as metas do setor pelos próximos 30 anos. Consulta e audiências públicas serão realizadas para debater o Plano com toda a comunidade, uma forma de garantir a democratização dos processos de decisão.
A Conferência encerra na tarde desta quarta-feira, com a eleição de delegados à Conferência Estadual que escolherá os representantes do Pará na Conferência Nacional das Cidades que será realizada em Brasília – DF.