E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

terça-feira, 12 de março de 2013

Fumaça preta - 1º dia de conclave encerrado sem definição sobre novo papa

A primeira votação do conclave, realizada na tarde desta terça-feira (12), terminou sem a escolha do novo papa. Às 15h41 (horário de Brasília) a chaminé da capela Sistina soltou fumaça de cor preta, indicando que os cardeais não chegaram a um consenso sobre o próximo líder da Igreja Católica Apostólica Romana.
Amanhã os cardeais voltam a se reunir para realizar outras quatro votações --duas pela amanhã e duas à tarde. A fumaça (negra ou branca) deverá sair por volta de 12h (7h em Brasília) ou 19h (14h em Brasília). Caso o novo papa seja escolhido, a fumaça que sairá da chaminé será a de cor branca, e os sinos da basílica de São Pedro tocarão para reforçar o anúncio do novo sumo pontífice.
Iniciado 12 dias após a renúncia de Bento XVI, o processo de escolha do novo papa é realizada por 115 cardeais.
Há dois nomes apontados pela imprensa internacional como os principais favoritos a ocupar o cargo mais alto da Igreja Católica: Agnelo Scala (Itália) e Oldilo Scherer (Brasil).
A lista dos possíveis papas também estão Gianfranco Ravasi (italiano), Péter Erdo (húngaro), Marc Ouellet (canadense), Timothy Dolan (norte-americano) e Sean Patrick O' Malley (norte-americano). Todos são considerados conservadores, mas cada um dispõe de características singulares que o diferenciam dos demais.