E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PDT quer CPI das Pesquisa Eleitorais na Câmara Federal

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Resolução 157/12, do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que institui comissão parlamentar de inquérito para investigar possíveis manipulações de prognósticos publicados pelos institutos de pesquisa para as eleições de 2012. O parlamentar argumenta que houve muitas divergências dos números com os resultados obtidos nas urnas nas eleições para prefeito.
O autor destaca que na disputa pela prefeitura de Curitiba (PR), por exemplo, a pesquisa errou até quem iria para o segundo turno. “Segundo a pesquisa eleitoral divulgada, estimava-se que haveria segundo turno entre Ratinho Jr. (PSC), com 34% dos votos válidos, e Luciano Ducci, atual prefeito e candidato a reeleição, do PSB, com 29%. Contudo, com a apuração oficial do TSE, Gustavo Fruet (PDT), que aparecia em terceiro lugar, com 24%, foi para o segundo turno”, observa.
Figueiredo lembra que o Ibope é investigado no Paraná e que a Vox Populi é investigada em Belém (PA). Portanto, de acordo com o parlamentar, “a Câmara não pode ficar inerte diante de tantos fatos escabrosos”.
Segundo a proposta, a comissão será composta de 23 membros titulares e 23 suplentes e terá o prazo de 120 dias, prorrogável até a metade, para conclusão dos seus trabalhos. As despesas correrão por conta dos recursos do orçamento da Câmara.
Antes de ir a Plenário, o projeto será examinado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive quanto ao mérito).