E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Em Marabá, Ibrape divulga nova rodada de pesquisa: João Salame tem 48%, dez pontos à frente de Tião

Conforme o blog já havia noticiado, Ibrape e Ibope registraram pesquisas eleitorais visando a disputa em Marabá. Hoje (1º), o Ibrape divulgou seus números e não são nada bons para Tião, o candidato apoiado por Jatene.
Na pesquisa estimulada, aquela na qual são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, João Salame (PPS) aparece com 48% das intenções de votos. Em segundo lugar, aparece Tião Miranda (PTB) com 38%. Maurino Magalhães (PR) tem 5%. César do Comércio (PRB) e Manoel (PSOL) têm 1% cada um. Brancos, nulos e indecisos somam 7%.

A Pesquisa Ibrape foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob o nº PA-00210/2012, no dia 25, tendo sido paga com recursos do próprio Ibrape. O estatístico responsável é Luciano Henrique Matos (CONRE: 9168-A) e foi realizada entre os dias 27 e 28 de setembro. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, dentro de um intervalo de confiança de 95%.
Metodologia de pesquisa:
Pesquisa de Opinião Pública Modalidade Quantitativa que consiste na realização de entrevistas pessoais junto ao eleitorado em estudo, com aplicação de questionários estruturados em um universo amostral dos eleitores residentes na sede do município de Marabá/PA, no período de 27 e 28 de Setembro de 2012.
Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
As entrevistas serão realizadas somente com eleitores que votam na sede do município de Marabá/PA, sendo todos com idade igual e superior a 16 anos, que se por tratar de amostragem representativa, as variáveis de sexo, faixa etária, formação escolar, rendimento mensal e localização domiciliar, a pesquisa é auto-ponderada, isto é, as proporções estão contidas na amostra conforme critério técnicos por amostragem aleatória. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais, dentro de um intervalo de confiança de 95%.
Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
Após a conclusão do trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização e crítica técnica, que consiste na conferência de aplicação das "cotas amostrais" com adequação aos parâmetros estruturais e retorno, para "rechecagem", de parte dos questionários. Agentes pesquisadores (entrevistadores de campo) especificamente treinados para o caso, são responsáveis pelas entrevistas pessoais e preenchimento de cotas amostrais. Todos os respectivos questionários são codificados e processados em modernos sistemas de computação.
Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §6º. do art. 1º. da Resolução-TSE nº. 23.364/2011, o pedido de registro será complementado pela entrega destes dados ao Tribunal Eleitoral em um prazo de até 24 horas, contado da divulgação do respectivo resultado):
O universo amostral do eleitores será divido em: Nova Marabá, Marabá Pioneira, Cidade Nova, São Félix e Morada Nova.
Questionário completo aplicado ou a ser aplicado (formato PDF): maraba-set.pdf.
Agora, cresce a expectativa em torno da divulgação dos números do Ibope - prevista para amanhã (2), e para a pesquisa Doxa, com divulgação prevista para quinta-feira (4).