E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Estudo mostra Belém (PA) entre as 10 cidades mais violentas do mundo


O Conselho Cidadão Para a Segurança Pública e Justiça Penal, do México, publicou hoje (15) estudo que mostra as 10 cidades mais violentas do mundo. Infelizmente, Belém aparece neste ranking macabro. Veja aqui o estudo completo. No ano passado Belém registrou 1.639 homicídios. Considerando a população de 2.100.319 a taxa de homicídios por cem mil habitantes é de 78.04. Mais que o dobro da taxa aferida em Goiânia, por exemplo, que aparece em 40º lugar, com 37 homicídios por cem mil habitantes. Maceió, em Alagoas, aparece em 3º lugar com média de 135 homicídios por cem mil habitantes. Investimentos ridículos em educação e segurança pública por parte do Governo do Estado e desordem na ocupação dos espaços urbanos explicam em parte o descalabro em Belém.
Entre as dez cidades mais violentas do mundo, cinco são do México, país que mais apareceu nas primeiras posições do ranking organizado pela instituição mexicana. O estudo considerou a taxa de homicídio per capita no ano de 2011, calculada a cada 100 mil habitantes. Além disso, entraram no ranking apenas cidades com, pelo menos, 300 mil habitantes.
O Brasil também aparece no “Top 10” da lista, com duas cidades. A pesquisa apontou o número para 50 cidades pelo mundo e, na classificação completa, 14 são brasileiras.
O ranking também mostrou que até a 20ª posição só aparecem cidades da América Latina. No ranking total, entre as 50 cidades, a região fica com 40. A primeira cidade fora da América Latina que aparece no ranking é Nova Orleans, nos Estados Unidos, na 21ª posição.