E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Círio de Nazaré 2012 - Vai começar a maior festa religiosa do Brasil

Começa hoje (12) o "natal dos paraenses". Esta será a 220ª edição do Círio de Nazaré e será também a jornada mais longa da história. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré vai percorrer mais de 130 km, em 40 horas de procissão. 2 milhões de pessoas são esperadas nas ruas da cidade.
O Círio é a maior festa religiosa do planeta. Em nenhum lugar do mundo 2 milhões de pessoas se reúnem em um mesmo dia. Fátima (em Portugal) e Aparecida são maiores somadas as pessoas que visitam os dois santuários o ano inteiro. Mas, uma romaria com 2 milhões de pessoas, só em Belém
Ao todo 11 procissões fazem parte da festa. Cinco delas acontecem antes da grande procissão. Nesta sexta-feira que antecede o Círio acontece a mais longa, o Traslado para Ananindeua, são 12 horas de romaria onde a imagem peregrina percorre a região metropolitana de Belém em carro aberto, escoltado pela Polícia Rodoviária Federal. Um trajeto de 55 km.
Na Igreja Matriz de Ananindeua, a imagem segue para mais uma romaria na manhã de sábado: a Romaria Rodoviária, com destino a Icoaraci. No porto do distrito a santa embarca em um navio da Marinha para receber homenagens nas águas da Baía do Guajará. Várias embarcações, decoradas especialmente para a Romaria Fluvial, seguem a imagem peregrina até a Estação das Docas, em uma das mais belas romarias do Círio.Na Estação das Docas, motociclistas aguardarão a chegada da padroeira para prestar sua homenagem. A Motoromaria segue pelas ruas da capital até a Basílica Santuário. No templo acontecerá um momento raro, a descida da imagem original de Nossa Senhora do "Glória", onde fica guardada durante todo o ano. A imagem, que só desce duas vezes ao ano, no Círio e no aniversário da Basílica, fica mais perto dos fiéis nesta época do ano.
No início da tarde de sábado acontece a Trasladação Após uma missa, a imagem peregrina sai em procissão do Colégio Gentil Bittencout, no bairro de Nazaré, em direção à Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha. No dia seguinte, a imagem faz o caminho inverso, sai da Igreja da Sé em direção a Basílica Santuário. Várias homenagens devem marcar o percurso.
Domingo, 5h, antes do início da procissão, o arcebispo metropolitano de Belém preside missa, com a participação do clero local e padres de outros estados, convidados para o Círio. Após a missa, uma Ave-Maria é rezada pelas milhares de vozes presentes e a imagem peregrina, vestida com um manto confeccionado especialmente para a ocasião, é colocada pelo coordenador da Festa de Nazaré na Berlinda, repleta de flores.
A romaria começa após um momento marcante, o atrelamento da corda à berlinda, procedimento feito pela Guarda de Nazaré. Além do grupo voluntário católico, as Forças Armadas também dão apoio durante a procissão.
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos do Pará (Dieese-PA), a cada ano, um número maior de romeiros é atraído para participar do Círio. Cerca de 96 mil turistas devem participar do Círio 2012, segundo o Dieese.
Em 2012, a Diretoria da Festa de Nazaré estima que a procissão chegue ao seu destino por volta das 12h, no máximo 12h30.