E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

sábado, 1 de setembro de 2012

Salve Santa Maria de Belém!


Na versão online do Diário do Pará, hoje (1º): 
Ao longo de todo este sábado (1º), Santa Maria de Belém, recebe homenagens de seus devotos. Para celebrar a data que marca o dia da padroeira da cidade, foi organizada uma vasta programação litúrgica e cultural que ocorre na Catedral Metropolitana de Belém, onde a imagem permanece durante todo o ano.
As homenagens fazem parte da festividade que ocorre no bairro da Cidade Velha desde o último domingo e só termina amanhã com uma grande queima de fogos, marcada para as 22 horas. Mais cedo, às 19 horas, haverá uma missa solene de encerramento, presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.
Para aproximar-se dos fieis, durante todo o mês de agosto, a imagem da santa percorreu diversos espaços da capital, visitou a assembleia legislativa, câmara dos vereadores e ficou em exposição durante três dias em dois shoppings de Belém “A nossa ideia é dar à Santa Maria de Belém a visibilidade e o reconhecimento que como padroeira da cidade ela merece. A expectativa é poder reunir 50 mil pessoas nesses dois últimos dias”, afirmou uma da diretoras da festividade, Nilza Silva.
Com o tema “Maria, Serva e Mulher de fé”, a festividade tem reunido católicos de toda a cidade, resgatando a tradição de incorporar a participação de municípios do interior, como Abaetetuba e Ponta de Pedras.
A programação de hoje começou cedo, com um terço ao raiar do dia, às 5h30. Missas, consagração à Nossa Senhora e arraial cultural também marcam o dia. À noite será encerrada com a apresentação da banda FB Mania e do cantor Alcyr Guimarães, na Praça Frei Caetano Brandão, em frente à Catedral, a partir das 20 horas.