E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Novas pesquisas e baixaria explícita contra João na reta final da campanha em Marabá

A batalha por Marabá segue intensa, como todos sabemos. Golpes abaixo da linha da cintura e novas pesquisas de opinião prometem tornar ainda mais tenso o clima eleitoral nesta reta final.
Primeiro as pesquisas:
Depois que o Ibope registrou mas não publicou os resultados apurados em sua última aferição, parece que a moda pegou. O Ibrape, instituto que vinha fazendo o acompanhamento para o Correio do Tocantins, jornal dos mais importantes em Marabá, também registrou pesquisa. Mas, Desta vez, é o próprio instituto quem paga a pesquisa. Estava prevista a divulgação para hoje (18) conforme o blog informou, mas até agora nada de números. Amigo com experiência nestas coisas de pesquisa diz ao blog que a publicação deverá acontecer até quinta-feira (20). Esperemos que isso aconteça.
Pega muito mal a um instituto de pesquisa fazer a aferição e
Outro instituto, o IPESPE, contratado pelo jornal Diário do Pará, registrou ontem (17), sua pesquisa (nº PA-00143/2012). O instituto deve entrevistar 400 eleitores, com margem de erro de 5 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O Diário deverá divulgar os números no sábado (22).
Por fim, a DOXA segue medindo o humor do eleitorado marabaense. A empresa registrou nova pesquisa (PA-00150/2012), hoje (18). Deverá ouvir 1.067 eleitores das áreas urbana e rural da cidade, com margem de erro de 3 pontos percentuais. A DOXA prevê a publicação para o domingo (23).
Agora, a baixaria:
No Facebook, hoje, João Salame foi alvo de um dos mais odiosos casos de baixaria eleitoral explícita. Em um perfil atribuído a "Luka Rezende" foi postada uma foto montagem com ofensas graves ao candidato do PPS. Desde a opção religiosa do candidato até seu relacionamento familiar foram alvos de acusações. Perfis de partidários do candidato de Jatene, Tião Miranda (PTB) passaram a "compartilhar" a estrovenga.
O perfil de "Luka Rezende" foi criado hoje (18), conta com 7 "amigos" e apenas uma postagem, justamente a que difama João. Gente que conhece o funcionamento do Face informa ao blog que existe grande possibilidade do perfil ser "fake", forma utilizada por muita gente que gosta de praticar este jogo sujo sem utilizar o próprio perfil; seria a versão moderna das "cartas anônimas" distribuídas na madrugada por baixo das portas, prática comum nos tempos idos. Como se vê, os maus procedimentos continuam a existir. Mudam os meios, permanecem a pata suja e o nariz marrom.
Talvez o método funcione contra gente comum, mas, quando um deputado é ofendido desta forma costuma haver consequência. 
O setor jurídico da campanha de João foi mobilizado e assim que a Justiça Eleitoral for acionada, quem postou e quem reproduziu a ofensa será investigado pela Polícia Federal.
A coisa que chegou ao ventilador tem tudo para respingar na candidatura de Tião. Antes, considerado super favorito, Tião viu desaparecer toda a vantagem que tinha e agora, muitos já dão como certa sua derrota. Não deve estar sendo fácil a vida no arraial do candidato de Jatene...