E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ibrape divulga pesquisa em Marabá e confirma números da Doxa: João lidera e Tião despenca

Faltando 15 dias para a eleição municipal, em Marabá os institutos de pesquisa começam a "modular" seus resultados. Ninguém parece disposto a comprometer a credibilidade. O alinhamento em torno dos números apurados e divulgados pela Doxa Comunicação começa a acontecer rapidamente. O primeiro a "corrigir" suas projeções foi o Ibrape.

Desde o início da disputa, principalmente após o início do horário eleitoral gratuito na TV, a Doxa Comunicação puxou a fila demonstrando o crescimento surpreendente de João Salame (PPS). Tião Miranda (PTB), candidato de Jatene, entrou em acentuada queda, conforme os leitores do blog foram informados.
Durante a disputa BMP, Ibrape e Ibope divulgaram seus resultados. Em toda elas a discrepância era acentuada, sempre favorecendo Tião Miranda. A vantagem do candidato do governador aparecia com espantosos 40 pontos de vantagem sobre João.
A Doxa manteve-se firme, afirmando que seus resultados estavam corretos. Na última pesquisa do instituto divulgada em 13 de setembro, João já aprecia com 43,5% e Tião Miranda tinha 39,3%.
Agora, o Ibrape que vinha tendo suas aferições contratadas e divulgadas pelo jornal Correio do Tocantins, divulgou nova aferição. Curiosamente, desta vez o CT não divulgou ainda o resultado, mas como a pesquisa foi devidamente registrada acabou tornando-se de conhecimento público.
O blog do Horoshi anunciou em primeira mão os números. Vejam lá:
João, que tinha 28% das intenções de voto na pesquisa Ibrape anterior tem agora 43%.
Tião Miranda, que tinha 52%, despencou para 40%.
Maurino Magalhães manteve 6% na duas aferições.
A pesquisa realizada entre os dias 16 e 17 de setembro, ouviu 488 eleitores (n° PA-00128/2012) e tem margem de erro de 4,5% para mais ou para menos.