E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

sábado, 21 de julho de 2012

Na primeira pesquisa, após registro de candidaturas, Edmilson lidera corrida à Prefeitura de Belém. Mais de 55% dos eleitores não definiu candidato

Conforme o blog já havia anunciado, saiu a primeira pesquisa eleitoral realizada em Belém, após o anúncio das candidaturas a prefeito. A aferição foi divulgada ontem e não apresenta maiores surpresas. Edmilson Rodrigues (PSOL), da coligação "Belém nas mãos do povo", aparece em primeiro lugar com 47,6% das intenções de votos. Em segundo lugar vem José Priante (PMDB), com 18.6% das intenções de votos dos eleitores da capital paraense. O terceiro lugar é Arnaldo Jordy (PPS), com 7.1% dos votos; em quarto lugar está Zenaldo Coutinho (PSDB), com 6.8% dos votos; em quinto lugar, empatados com 4.3%  estão Alfredo Costa (PT) e o radialista Jeferson Lima (PP). Anivaldo Vale (PR) aparece na pesquisa com 3.1%, em sexto lugar.
O restante dos candidatos, Sérgio Pimentel (PSL), Lenir Campelo (PPL) e Marcos Rego (PRTB), não conseguiram nem 1% das intenções de votos em Belém, segundo aponta a pesquisa realizada pela Doxa Comunicação, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° 00029-2012.
Os números apontam que, se a eleição fosse realizada hoje, o candidato do Psol seria eleito em primeiro turno, já que a soma dos outros candidatos não alcançaria os votos de Edmilson Rodrigues.
Foram 627 entrevistas nos oito distritos administrativos de Belém, entre os dias 8 e 12 deste mês. A pesquisa tem margem de erro de 3% para mais ou para menos. O Instituto Amazônico de Planejamento e Gestão Urbana e Ambiental (Iagua) foi a entidade que encomendou a pesquisa eleitoral.
Como em quase todos os municípios, o eleitor ainda não engajou-se na discussão. Na modalidade "espontânea" da pesquisa, nada menos que 57,8% dos entrevistados diz não ter candidato a prefeito. Nesta modalidade Edmilson Rodrigues também lidera com 25,2% das intenções de voto. Priante é o segundo com 7,7% das citações.