E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Avião 100% movido a energia solar parte do Marrocos em direção a Madri

O avião Solar Impulsione, que se movimenta exclusivamente com energia solar, partiu do aeroporto de Rabat, no Marrocos, em direção a Madri, na Espanha, segundo informou o site do projeto.
O avião solar, pilotado pelo suíço Bertrand Piccard e que posteriormente irá retornar à Suíça, seu ponto de partida, decolou às 6h20 locais (2h20 de Brasília) e deve aterrissar em Madri, após um voo ininterrupto, por volta das 0h30, também pelo horário local.
A viagem aconteceria na última terça-feira, mas uma mudança inesperada nas condições meteorológicas adiou os planos, já que o avião, que só pesa 1.600 quilos, apesar de ter a mesma envergadura de um Airbus, é muito dependente dos ventos e das correntes de ar.
Segundo a companhia Solar Impulsione, o voo de hoje também apresenta dificuldades perante as fortes correntes que atravessam a Península Ibérica, que serão especialmente sensíveis à altura de Sevilha.
O Solar Impulsione passou um mês no Marrocos, onde seus promotores deram apoio ao projeto de desenvolvimento das energias sustentáveis no país. O governo marroquino tem o plano de, em oito anos, suprir 42% de sua necessidade elétrica a partir de energia solar e eólica.