E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

sábado, 21 de julho de 2012

65% dos belenenses aprovam Dilma e só 35% avaliam como "boa" gestão de Jatene, diz pesquisa.


A pesquisa realizada pela Doxa Comunicação para medir a intenção de voto para prefeito de Belém, também serviu para aferir a quantas anda o humor dos belenenses com seus governantes. E Dilma Rousseff, que sobra na turma, deu mais um baile, ficando com a melhor avaliação entre os executivos municipal, estadual e federal.

A gestão do prefeito Duciomar Costa (PTB) foi considerado "excelente" ou "boa" por apenas 17,4% dos eleitores. Esta é a pior avaliação já alcançada por "Dudu" em seus dois mandatos. A rejeição ao prefeito, claro, respinga em seu candidato, o ex-deputado federal e vice-prefeito de Belém, Anivaldo Vale (PR). Além disso, Anivaldo, apesar de ser um político experiente, está longe de ser "belenense", tendo construído sua sólida carreira na região do Nordeste do Pará. Tudo somado, restam explicados os 3% na pesquisa.
A situação do governador Simão Jatene (PSDB), também não é das melhores. Apenas 1,5% dos entrevistados considera o governo do tucano "excelente". Somadas as citações favoráveis, Jatene tem 36,6% de aprovação. Mas, a pulverização da base aliada em pelo menos três candidaturas (Priante, Jordy e Zenaldo), não deve dar muitas esperanças aos tucanos.
Já a presidente Dilma Rousseff segue com sua popularidade em alta. Nada menos que 65% dos belenenses consideram a gestão de Dilma "excelente" ou "boa" e pouco mais de 5% a desaprovam. Aí residem as poucas chances de Alfredo Nascimento. O candidato petista é um dos menos rejeitados e em um cenário de grande indefinição do eleitorado, caso receba a providencial ajuda de Dilma, pode crescer.
Não acredito em vitória de Edmilson no primeiro turno. Avalio que Priante e Alfredo Costa, por razões diferentes, podem jogar água no açaí do "Língua Plesa" e levar esta disputa até novembro. Apesar de estarmos apenas no início da corrida, acredito que candidaturas como as de Zenaldo, Jordy e Anivaldo sumiram no telhado...