E como os brados no Mundo podem tanto, bem é que
bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem
Pe. Antonio Vieira

sábado, 23 de junho de 2012

"Fusqueata" de Brasília à Goiânia comemora Dia Mundial do Fusca

Amantes do Fusca no Distrito Federal (DF) organizaram neste sábado (23) uma carreata, ou "fusqueata" como eles preferem, para comemorar o Dia Mundial do Fusca - celebrado nesta sexta-feira (22). O trajeto é de 200 km, até Goiânia (GO), e eles garantem que raridades de 30, 40 e quase 50 anos conseguem dar conta do recado na estrada. A fusqueata é um evento simultâneo que acontece em diversos Estados, promovida por 64 clubes de todo o Brasil.
Eventos não faltam para tirar os veículos da garagem. Só em Brasília, são promovidos encontros frequentes para reunir Fuscas e também outros modelos da Volkswagen, como Variant, Brasília e TL. Para participar ser apaixonado por carro. Não precisa ter um modelo específico. "O veículo é só uma desculpa para nos reunirmos", explica o vice-presidente da VW Boxer no DF, Samuel Figueirôa.
Invenção alemã dos anos 1930 e idealizado por Ferdinand Porsche, o Fusca começou a ser fabricado no Brasil em 1959 e se tornou um sucesso de vendas. Até a década de 1980, foram produzidos 3,3 milhões de unidades. No mundo, a Volks ainda fabricou seu último modelo já em pleno ano de 2003.